João Hélio Fernandes

Não vou comentar aqui sobre a trágica tragédia, pois simplismente não há o que comentar diante de uma brutalidade.

Vou comentar sobre a opinião de algumas pessoas, quando interrogadas sobre como fazer justiça em um caso como esse.

Há pouco tempo venho usando um serviço do Yahoo! chamado Yahoo! Respostas. Nada mais é do que um espaço onde se faz uma pergunta e os outros cadastrados respondem, quem tiver a melhor resposta ganha pontos (que não valem nada).

Pois nesse mesmo espaço, na área de Religiosidade, apareceram muitas perguntas parecidas sobre o caso do menino arrastado e morto no Rio de Janeiro. Perguntas que em geral, questionavam: “O que você faria com os envolvidos no crime de João Hélio?”

Até aí tudo bem, é normal a indignação das pessoas acerca do fato, centenas de perguntas semelhantes foram criadas. O que me chamou atenção e me provocou profunda tristeza foram as respostas. Algumas delas vou postar aqui:

“Eles não podem simplismente morrer, tem que sofrer muito”

“Cuspiria na cara, pegava os dois e lhes faria como boneco de Judas”

“Iria amarra-los com uma corda na traseira de um carro e correr por mais ou menos 50 kms”

“Cada minuto arrancava uma coisa de cada um até eles não aguentarem de dor e morrer”

“Amarrar eles em um carro e sair arrastando pelo asfalto,mas com cuidado para eles não morrerem logo, e sim depois de sofrerem bastante”

“Pegaria um por um e iria torturando até a morte… arrancariaum dedo após o outro..
Depois mandaria um negão com o p** bem grande estuprá-los pra eles verem o que é bom pra tosse…”

Essas respostas são de uma única pergunta, sendo que perguntas semelhantes a essa foram feitas mais de cem vezes até o presente momento e em diversas áreas, inclusive na área “Religião”, onde também há a mesma opinião, em geral.

Realmente não sei em que mundo eu vivo, as pessoas na rua parecem civilizadas, porém suas opiniões são iguais aos dos assassinos. Querer ou desejar morte a essas pessoas nos torna iguais a elas. Não estamos mais na idade média, onde pessoas eram empaladas e cremadas em praça pública. Atitudes assim são abomináveis eticamente e religiosamente, digo religiosamente pois o mesmo teor de opiniões também foi obtido na área sobre religião… Pensei que o cristianismo seguisse os 10 mandamentos, onde há um que Jeová diz: “Não matarás”.

Nessas horas eu penso. Vale mais ser uma pessoa que não segue nenhuma moral religiosa e não faz (não pensa ou deseja) o mal, ou um cristão que emocionalmente comovido, mata?

Anúncios

2 comentários sobre “João Hélio Fernandes

  1. Olá Ricardo, descobri seu blog pelo Yahoo Respostas!. Também fiquei entristecido com esses comentários, li muitos deles no YR!. O engraçado é que muitas dessas pessoas que emitiram opiniões assim são religiosas. Mas a bíblia é repleta de condenações à morte e atos violentos ordenados por Deus. O próprio Deus aprova a expiação dos pecados pelo sofrimento, pois teria enviado Jesus para sofrer pelos nossos pecados. Pelo menos essa é uma interpretação possível para a estória da paixão de cristo, não é mesmo? E porque estaria errada? Afinal, a bíblia admite várias interpretações, e não especifica ou torna claro qual seria a verdade de Deus. Você já notou que os estados americanos que adotam a pena de morte estão entre os mais religiosos nos EUA? E são esses mesmos religiosos que se opõem fervorosamente ao aborto e à eutanásia? Não é estranho?

    O que aconteceu com o menino João Hélio foi uma barbaridade. Talvez se tivesse acontecido com um filho meu, poderia ser tomado por uma fúria vingativa, e pelo desejo de fazer coisas tão terríveis como nos depoimentos postados no YR!. Talvez. Não sabemos, só podemos imaginar. Mas o ESTADO não pode agir assim e não pode permitir que as pessoas ajam assim. As pessoas que cometeram esse crime devem ser retirados da sociedade por um longo tempo ou por todo o tempo (a pena perpétua pode ser discutivel). Porém, como ateu, acho que a pena de morte não resolve nada. Eles não pagarão por nada depois de mortos.

  2. Ola!! Olha eu penso o seguinte: Foi uma coisa horrivél que aconteceu com João Helio!!! Fico pensando em que transformamos o mundo, em guerra, iria, vingança, tragedias, onde foi parar as coisas boas que DEUS nós ensinou???
    Quanto a esses criminosos só DEUS podera desidir o que podera acontecer com eles… Só DEUS pode julgar, a justiça divina tarda mais não falha!!!

    Obrigado e boa tarde…
    Que DEUS nós protejas e nós abençoe!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s