Heroísmo Maragato

 cruzdosdegolados.jpg

De passeio a São Martinho, tirei uma foto da Cruz dos Degolados, homenagem da admistração do município aos degolados naquelas terras durante da Revolução Federalista.

Abaixo transcrevo o poema de Teófilo Vargas, declamado por Francisco Noêmio Ferreira Dias, patrão do Piquete Teófilo Vargas.

Heroísmo Maragato
Teófilo Vargas

O que é revolução?
É luta de irmão contra irmão.
São partidos exaltados.
Na serra de São Martinho
Numa curva do caminho
Tem a cruz dos degolados.
Ali doze brasileiros,
Nossos irmãos companheiros.
Atados à maneador.
Esperavam a madrugada,
E o golpe da faca afiada
De um cruel degolador.
Por milagre divinal,
Naquela noite fatal,
Bicca Duarte fugiu.
Se foi correndo no mato,
Guiado só pelo tato,
Rumo a querência seguiu.
Chegou em casa, a mãe chorando.
Disse seu filho abraçando:
‘Como é grande nosso azar
Teu pai foi requisitado
Já seguiu preso, escoltado
Pra morrer no teu lugar’
‘Não chores mamãe querida.
Eu defendo esta ferida,
E vou já montar à cavalo.
O quê importa a faca doer?
Vou cumprir com o meu dever
E o meu pai vou libertá-lo’
E chegando em São Martinho,
O cadavérico sozinho.
O maragato valente.
Dizia: ‘Larguem o velho!
Eu grito, eu rezo, eu me ajoelho,
E agora eu morro ao contente’
Então no destacamento,
Naquele exato momento,
Saiu o chefe pra fora:
‘Basta! Moço destemido.
Eu atendo teu pedido.
Pega teu pai, vai embora’
Houve geral emoção,
Voz do Brasil, da nação
Berço de heróis inocentes.
Já veio de longe a carniça,
Foi grande aquela injustiça,
Praticada em Tiradentes.
Muita gente tem ciúme,
Porque a luz dos vaga-lume,
E as flores das coxilha,
É um cemitério bordado,
Que já foi batizado,
Com o sangue farroupilha.
Meus irmãos de vida rude,
A velhice e a juventude,
Eu peço de coração:
‘Vamos lutar sempre unidos,
Conservando sempre erguido,
Os marcos da tradição.’
E voltando a estaca zero
Família Duarte eu quero
Merecer sua confiança:
‘Desculpe a pouca passagem
Do herói deixei a imagem
E os meus versos de lembrança’

*Salvos erros na transcrição e pontuação.

4 comentários sobre “Heroísmo Maragato

  1. AO
    RICARDO BRAIDA

    PARABENIZO PELA INCLUSÃO DA POESIA. É OPORTUNIDADE DE CENTENAS DE PESSOAS CONHECEREM OS VERSOS DE THEÓFILO VARGAS, SUA SENSIBILIDADE E RIQUEZA NAS RIMAS.
    A POESIA DECLAMADA PELO TAMBÉM POETA FRANCISCO NOÊMIO DIAS FICOU MARAVILHOS.
    TÉÓFILO VARGAS SEMPRE SERÁ LEMBRADO PELAS VERSOS,SENSIBILIDADE E PAIXÃO POR SÃO MARTINHO DA SERRA

    UM ABRAÇO
    LUIZ FERNANDO VARGAS MAFFINI

    • São Martinho da Serra ! è municipio próximo a Santa Maria.Região central. Sua historia: Foi munucipio e 1878 a 1901 e um decreto do Governador Borges de Medeiros extingui a condição de municipio. É, salvo engano, unico caso no RS e talvez no Brasil. Os espanhóis utilizaram como trajeto para irem até Missões as estradas de São martinho. Na epoca houve instalada na região a GUARDA ESPANHOLA que depois foi abatida pelos Portugueses. A historia de São Martinho é muito rica em fatos e acontecimentos.

  2. Muito interessante ver essa poesia aqui, retratando a história da cidade do meu pai! Fato interessante é que eu decorei essa poesia quando tinha 9 anos de idade para um concurso de prendas no RS! Adorei relembrar!!

Deixe um comentário

