Manchester primeiro clube inglês a ser Campeão Mundial

Manchester United jogou hoje a partida que o pôs no topo do mundo, onde já estiveram os sul-americanos Corinthians, São Paulo, Internacional e o Milan da Itália.

Agora notem que curioso: O clube inglês em seu site oficial (assim como A.C Milan fez ano passado) diferencia claramente este título da Copa Intercontinental, conquistada em 1999 sobre o Palmeiras em Tokyo, se declara o primeiro clube da Inglaterra a conquistar o mundo.

Este fato mostra o abismo que separa os clubes europeus dos clubes brasileiros, que consideram a Copa Intercontinental como Mundial. A imprensa nacional e os torcedores de clubes que ganharam a Copa Toyota ou Intercontinental, em grande maioria consideram esses títulos como Mundial, basta lembrar que muitos chamam estes de Mundial Interclubes, “apelido” que apenas brasileiro usa, pois o nome oficial dessas duas competições é The European/South American Cup ou Intercontinental Cup, ou seja, A Copa Européia/Sul-Americana ou Copa Intercontinental.

● Nenhum clube europeu usa de apelidos para competições desse nível e em suas listas de títulos, usam o nome oficial da competição.

● A imprensa internacional também não usa esses apelidos e usa o nome oficial das competições.

● A Wikipédia, site onde o conhecimento é construído lentamente por internautas, em sua versão portuguesa também acha que a Copa Toyota ou Intercontinental são Mundiais e estão dentro do mesmo artigo, porém todas as outras principais versões (Espanhola, Inglesa, Alemã, Italina e Francesa) possuem artigos separados.

● Os sites oficiais dos principais e melhores clubes do mundo não acha que a Copa Intercontinental seja Mundial.

● Ano passado A. C Milan declarou ter sido o primeiro clube a ser campeão mundial na Europa, embora já tenha não uma, mas três Taças Intercontinentais.

● Manchester, logo após a conquista do título, declarou em seu site que o clube é o primeiro Campeão Mundial inglês.

Anúncios

5 comentários sobre “Manchester primeiro clube inglês a ser Campeão Mundial

  1. “isso mostra o abismo que separa os clubes brasileiros dos clubes europeus”.
    Meu amigo, me desculpe, mas sei a que abismo o Sr. se refere.
    Os europeus tem mania de se considerarem melhores em tudo, principalmente em matéria de organização.
    pode até ser. Mas erram feio em desconsiderar o mundial interclubes do Japão, como uma decisão legítima. Por que? Porque não tinha o aval da FIFA. Há uma idéia em se pensar que se não houver o aval dos velhinhos, o torneio não vale nada. Não é bem assim. Além disso, todo mundo sempre soube da superioridade do futebol sul-americano e europeu sobre os demais continentes. Nada mais justo que o título mundial fosse decidido por eles. Tanto é verdade que até agora nenhum dos outros continentes conseguiu sequer disputar a final do mundial.
    E quais são os interesses da FIFA? Não são também comerciais? Por que jamais se interessaram em patrocinar um mundial interclubes antes? Hora, essa disputa ocorre desde os tempos do Rei Pelé. Será que só agora descobriram que não vale nada? Então o Santos de Pelé nunca foi campeão mundial, porque, afinal, a FIFA não homologou o título. Mas foi só entrar a ISL, que o torneio se tornou interessante pra federação, que viu mais uma oportunidade de faturar. Veio o “mundial do Brasil”, em que foi “campeão mundial” um clube que jamais venceu a Libertadores. Interessante, esses critérios da FIFA. No ano seguinte não houve torneio, porque a ISL faliu. Que engraçado, onde estava o compromisso da FIFA com o seu mundial sério, que de fato apontaria o verdadeiro campeão mundial. O de Tóquio jamais deixou de ser disputado. Mas até a Seleção Brasileira já foi ameaçada por esta instituição que se diz guardiã do futebol mundial, caso entrasse em vigor algumas leis por aqui. Será que a FIFA tem o direito de tirar o Brasil de uma copa do mundo por razões extra-campo. E se então houvesse uma revolta geral e se fizesse uma copa independente, sem o aval da FIFA, será que ela não valeria nada? Bem, há quem diga que na es-colha da Alemanha para a sede da copa de 2006, houve suborno a alguns delegados, da FIFA(???) E sabe-se lá o que mais pode aparecer. De qualquer forma, parabéns ao Manchester, legítimo campeão mundial, com ou sem o aval da FIFA.

  2. Concordo plenamente com o comentário do amigo. E só para desmentir esse texto fajuto, o Ajax da Holanda, coloca SIM em seu site, que os seus dois Mundiais, são na verdade….MUNDIAIS MESMO.

    Quer dizer, se o super time de Pelé não jogou contra timeco do Egito, não pode ser considerado apto para jogar a final do mundial???? Quantos gols a ZERO o Santos teria que meter num time do Egito para ter o direito de disputar uma final de mundial?

    Esse blatter entende tanto de futebol, quanto eu entendo de queijos suiços.

    O CÚrintia que é um clube que nunca sequer viu uma Libertadores de perto, é homologado “campeão” mundial, não insulte minha inteligencia, e não SE HUMILHE TANTO ASSIM, deixe de ser burro.

    Vc deveria sim, falar sobre o Internacional, que, nas oitavas de final da libertadores que eles acabaram “ganhando”, eles foram ELIMINADOS pois precisavam levar 2 a 0 do Nacional para serem eliminados E LEVARAM, mas o árbitro ladrão anulou OS 2 GOLS do time uruguaio e o inter “passou” de fase….até hoje no Uruguai, quando se fala em Internacional, se fala em TIME QUE SÓ GANHA NO APITO.

  3. Ah. Entendi. Então se o Ajax acha que tem dois mundiais, então ele desmente todos os outros clubes europeus? Pra começar o Ajax sequer sabe dizer quais títulos tem, afinal no site coloca “World Cup”, onde o certo seria “Club Wolrd Cup”. E mesmo se estivessem escrito certo no site, estaria errado. Agora o Ajax é a selecão oficial da Holanda? Será que o Ajax vai ir na Copa de 2014 no Brasil? Hahaha esses Holandeses são uma piada mesmo.

    O que parece que você não entendeu neste post, é que eu não me refiro a importância dos títulos, me refiro a abrangência. Percebo agora que seu time deve possuir na sala de trofés a Taça Intercontinental, por isso é tão birrento. Tão birrento quanto o Ajax, que tal você ir lá no seu estádio e tirar uma foto da plaquinha que diz o nome da competição e o ano em qua o clube ganhou e postar aqui pra gente? Tenho certeza que não vai estar escrito ‘Campeão Mundial de Clubes’ ou ‘Campeão do Mundo’ (Como o Ajax acha que deve ser).

  4. Pessoal. Deixemos estas brigas de lado. A Fifa já reconheceu como títulos mundiais as Taças Intercontinentais. Não há como não chamar de campeões mundiais os Times do Santos da década de 60, Flamengo de 81, Grêmio de 83 e São Paulo de 92 e 93. Entretanto, não podemos menosprezar o Título legítimo do Corinthians do Mundial de Clubes de 2000. Afinal a presença do time como representante do país sede é legítima. O critério vem sendo usado em 2009 e será usado em 2010, com os times locais Al Ahli e Al Wahda.
    Também não há como contestar as partidas épicas de Corinthians vs. Real Madrid, ou Vasco e Manchester, sem falar da final que teve todos os ingredientes dramáticos de final de Mundial, sem falar da 2ª Invasão Corinthiana ao Maracanã.

  5. A FIFA não reconheceu o amistoso da toyota como mundial, basta entrar no site e ver. E times do Brasil tem sim complexo de inferioridade em relação aos europeus, por isso super valorizam esse titulo. Os clubes da europa, nunca deram valor a esse amistoso e sempre jogaram apenas para cumprir tabela, sem vontade alguma. Aliás pesquisem sobre o torneio e verão que por varias vezes timas se recusaram a participar do torneio, dando a vaga para os vice-campeões da europa, e até o boca juniors já desprezou o torneio deixando de participar por acha-lo inutil. Brasileiro tem que parar de tentar supervalorizar tudo pra se achar o melhor. Isso nunca foi mundial. Aceitem ou não o primeiro mundial foi o do curintia em 2000, e olhem que nem sou curintianuuu, mas tenho bom senso e sou realista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s